|

Brasileirão: Corinthians empata e comemora o pentecampeonato

Definidas vagas para Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento

 

Campinas, SP, 4 (AFI) – O término do Campeonato Brasileiro foi espetacular. O torcedor brasileiro parou nesta tarde de domingo para acompanhar os 10 jogos da 38.ª rodada. O grito de campeão, porém, foi até o final. Isso porque o Corinthians segurou o empate sem gols com o Palmeiras, no Pacaembu, e levou a taça pela quinta vez. (Fotos de Rodrigo Villalba – Memory Press)

Acabou com 71 pontos, na frente do Vasco da Gama que empatou com o Flamengo, por 1 a 1, no Engenhão, no Rio de Janeiro, ficando com 69 pontos, em segundo lugar. O Corinthians foi o primeiro em número de vitórias: 21. O Fluminense ficou em terceiro lugar, com 63 pontos, ao empatar, por 1 a 1, com o Botafogo, em Volta Redonda.

O Corinthians sagrou-se campeão com méritos. Liderou a competição 26 rodadas, antes de chegar à 38.ª rodada. Venceu 17 vezes por apenas 1 a 0, o que comprova ser um time que sempre jogou pelo resultado.

Libertadores e descenso
A maior disputa ficou mesmo para a última vaga da Copa Libertadores. O Internacional não jogou bem, mas venceu o rival Grêmio, por 1 a 0, no Estádio Beira Rio e chegou aos 60 pontos, em quinto lugar, indo disputar a Pré-Libertadores, entrando na fase classificatória. Vai enfrentar um time colombiano, ou Once Caldas ou Tolima.

O São Paulo fez 4 a 1 sobre o Santos e terminou com 59 pontos, em sexto lugar, ficando de novo fora da Libertadores. Nesta disputa, vacilaram, por não vencer seus clássicos: Coritiba e Figueirense, qeu empatou com o lanterna Avaí, por 1 a 1. Quem dançou, como consolo ficou com vaga na Copa Sul-Americana. As duas últimas foram confirmadas por Atlético-GO, que chegou aos 48 pontos, em 13.º lugar, ao vencer o rebaixado América Mineiro, por 5 a 1, em Goiânia, e pelo Bahia, que superou o Ceará, em Salvador, por 2 a 1.

Na briga contra o descenso, também deu a lógica esperada. Além de Avaí e América-MG, já rebaixados, voltam para a Série B o Atlético Paranaense e o Ceará.

Classificados à Copa Libertadores:

1 – Corinthians
2 – Fluminense
3 – Flamengo
4 – Internacional (Fase Pré-Classificatória)
Pré-Classificados – campeões
5 – Santos – Libertadores
6 – Vasco da Gama – Copa do Brasil

Classificados à Copa Sul-Americana:

1 – São Paulo
2 – Figueirense
3 – Coritiba
4 – Botafogo
5 – Palmeiras
6 – Grêmio
7 – Atlético-GO
8 – Bahia

Rebaixados para a Série B em 2012:

17.º colocado – Atlético-PR (41 pontos)
18.º colocado – Ceará (39 pontos)
19.º colocado – América-MG (37 pontos)
20.º colocado – Avaí (33 pontos)

Os novos integrantes chegam da Série B:

1 – Portuguesa – campeã
2 – Náutico – vice-campeão
3 – Ponte Preta – 3.º colocado
4 – Sport Recife – 4.º colocado

Rebaixamento decidido logo
Na briga contra o rebaixamento, tudo foi definido cedo, ainda no primeiro tempo. O Cruzeiro fez 4 a 0 sobre o rival Atlético Mineiro e deixou para trás os sonhos de se livrar, tanto do Atlético Paranaense como do Ceará. E o Vovô ainda saiu atrás do Bahia, em Salvador, praticamente decretando a sua queda.

No final da rodada, nada de novo. A Raposa venceu o Galo, por 6 a 1, e chegou aos 43 pontos, em 16.º lugar, a sua pior posição nos tempos de pontos corridos. E o Galo não ficou tão melhor, porque terminou com 45 pontos, em 15.º lugar.

Como castigo por suas péssimas campanhas, os dois foram os únicos a não garantir vaga para a Copa Sul-Americana. A vaga ficou com o Bahia, que venceu o Ceará, em Pituaçu, por 2 a 1. Não há dúvida que o Estádio do Mineirão, em reformas para a Copa 2014, fez falta para ambos.

Em Salvador, o Ceará perdeu para o Bahia. Em Curitiba, na Arena da Baixada, o Atlético venceu o Coritiba, por 1 a 0, mas terminou com 41 pontos, em 17.º. Foi ruim para os dois. O Furacão caiu e o Coxa, com 57 pontos, em oitavo lugar, não chegou à Copa Libertadores.

Fonte: Futebol do interior

 

 


Tags: , ,

Voce deve estar logado para comentar Logar